Biologia - 1º Ano - Ensino Médio

Texto informativo
RESPIRAÇÃO CELULAR - Anaeróbica ou fermentação

A molécula de glicose é fonte de energia para os organismos. O processo de quebra da glicose para obtenção de energia é chamado de RESPIRAÇÃO CELULAR.
A fermentação é a quebra parcial da molécula de glicose, que ocorrre na ausência de oxigênio, portanto, é um processo ANAERÓBICO. Os organismos que realizam apenas este tipo de respiração são os aneróbicos estritos. Mas existem organismos que realizam a fermentação em condiçoes de escassez de oxigênio, os facultativos.
Na primeira etapa, a glicose (C6H12O6) é degradada em duas coléculas menores, com três atomos de carbono, ácido pirúvico (C3H4O3). Essa etapa é denominada glicólise, e é comum para fermentação e para respiração aeróbica. Sendo uma reação que desprende energia é chamada de exotérmica.
Com energia liberada na glicólise, há formação de quatro moleculas de ATP (trifosfato de adenosina, um nucleotidio formado por uma base nitrogenada - adenina, um açúcar -, a ribose e três moleculas de ácido fosfórico) composto capaz de armazenar energia; e duas moléculas de NADH2 (nicotinamida-adenina dinucleotidio), molécula transportadora de hidrogênio.





Postado em 04/06/2012



Postado em 16/04/2012


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Postado em 28/03/2012



TRABALHO EXTRA DO 1º TRIMESTRE
1ºanos
ENSINO médio

1. Atividade em grupo, no máximo quatro componentes.

2. Fazer uma célula animal ou vegetal em “3D” (maquete).  Utilizar de materiais que não se deteriorem. Ser criativo. Criar uma legenda para identificação das estruturas membranosas da célula.

3. Prazo final para entregar: 04 de maio de 2012.

4. Valor da atividade extra: 3,0 pontos na media final.









Postado em 27/03/2012
Gabarito exercicios do livro Unidade II, cap, 5 e 6
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Postado em 20/03/2012

Texto sobre Citoquimica
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Postado em 19/03/2012







Posta em 08/03/2012
Ensino Médio - Ano Letivo de 2012 – 1º ano
Objetivo geral:
Preparar o aluno a enfrentar os desafios que surgem na sociedade em que estiver inserido. Integrando as descobertas científicas ao conhecimento adquirido no dia-a-dia. Oportunizando assim o conhecimento básico das ciências naturais permitindo que ocorra a compreensão e o acompanhamento das transformações tecnológicas, assim podendo participar de maneira esclarecida e responsável de decisões que dizem respeito a toda sociedade.

Programação por trimestre:
1º TRIMESTRE - Biologia Celular
Teoria celular; Características dos seres vivos; Vírus X Seres vivos; Procariontes X Eucariontes; Química celular; Composição química dos seres vivos; Água e sais minerais; Glicídios e lipídios; Proteínas e ácidos nucléicos; Estruturas celulares; Membrana celular; Especializações e tipos de membranas; Transporte através de membranas; Parede celular; Localização e função; Citoplasma; Citoesqueleto e estruturas microtubulares; Organelas; Núcleo; Estruturas e composição (DNA); Controle celular; Síntese proteica (duplicação, transcrição e tradução); Tipos e papeis do DNA e RNA; Células Tronco; Metabolismo celular; Moeda energética; ATP e precursores; Fotossíntese e quimiossíntese; Etapas e organelas envolvidas; Fase luminosa e não luminosa (ciclo de Calvin); Respiração e fermentação; Etapas e organelas envolvidas; Ciclo de Krebs.
2º TRIMESTRE - Divisão celular
Mitose; Etapas e importância do processo; Meiose; Etapas e importância do processo; Permutação (crossing over); Manipulação cromossômica e gênica; DNA recombinante; Clonagem e transgenia; Sistema reprodutor; Masculino e feminino (estruturas e hormônios); Gametogênese; Espermatogênese; Ovogênese; Ciclo menstrual; DST; Gravidez; Métodos contraceptivos.
3º TRIMESTRE – Embriologia e Histologia
Embriogênese humana; Segmentação; Gastrulação; Organogênese; Folhetos embrionários; Anexos embrionários; Tipos básico de tecidos; Tecido epitelial; Revestimento; Glândulas; Tecido conjuntivo; TCPD; Adiposo; Cartilaginoso; Ósseo hematopoiético; Tecido muscular; Mecanismos de contração; Tipos de miócitos musculares; Tecido nervoso; Tipos celulares e funções; Sinapses.

Avaliação:
*Serão realizados trabalhos de pesquisa (em grupo e/ou individual), relatórios, exercícios, cartazes, experiências, debates, testes,... Cada atividade terá um valor pré-estabelecido pela professora, podendo ser de 5 a 100 pontos. A nota trimestral será o resultado do somatório de todas as atividades realizadas. A recuperação dos testes (que forem individuais e sem consulta) e eventuais exercícios serão comunicados e estabelecidos também pela professora. Não serão recuperados relatórios, cartazes, experiências ou qualquer outra atividade em grupo. Atividades que forem entregues com atraso valerão à metade da nota estabelecida, sendo que o aluno deverá entregar a atividade em atraso na primeira aula posterior à data de entrega, excedendo este prazo a atividade não será mais aceita.
*A responsabilidade e o comportamento serão quesitos importantes na avaliação de participação em aula (PA), além do uniforme, o uso adequado do material escolar, pontualidade, etc. O PA receberá uma pontuação específica (10 pontos) que entrará no somatório da nota de cada trimestre. O aluno que não corresponder aos critérios estabelecidos, que são combinações feitas na primeira semana de aula, não receberá a nota integral do PA, a cada não realização de algum dos critérios será descontado 1,0 (um ponto) do valor integral do PA.
*Durante o trimestre serão realizados avalições (70 pontos) + trabalhos e PA (30 pontos)= media trimestral.
*Será satisfatório se o aluno tirar nota igual ou superior a 70 pontos nas avaliações escritas e orais, média superior ou igual 70 como reza o regimento; bem como realizar todas as atividades propostas e tiver participação eficaz.

Livro didático adotado
Amabis e Martho. Fundamentos da Biologia Moderna – volume único – 4ª edição/ Editora: Moderna

(A partir do dia 05 de março de 2012 pede-se que cada aluno traga o livro para as aulas, sendo o prazo final para apresentação deste material dia 30 de março de 2012).